Quem ama liga

Postado por Mila Orrico

Não é propaganda de operadora de telefonia, nem mensagem subliminar para que as pessoas gastem mais dinheiro. É que tenho pensado há algum tempo, e ouvido muitas pessoas comentarem sobre como receber uma ligação tornou-se sinônimo de afeto. O recente velho ditado resume bem este post:

em terra de whatsapp ligacao é prova de amor

Hoje, conversando com minha irmã, me chamou atenção uma frase:

“Eu não queria conversar esse assunto por telefone”.

E eu pensei, desde que não seja por mensagem de texto! Minha irmã é cinco anos mais jovem que eu, mas tanto eu quanto ela ainda temos alguns valores antigos, ela inclusive não é adepta de longas conversas por mensagens de texto, a gente ainda prefere conversar ouvindo a voz uma da outra.

Mensagens de texto são limitantes, dificultam o aprofundamento da relação, geram ruídos enormes nas comunicações, nos fazem ter conversas paralelas com outras pessoas e assim não damos atenção a quem realmente merece. E em relação à digitação, falar é mais saudável.

Por isso quero criar uma campanha: #QuemAmaLiga. Fiz algumas frases ilustradas que lembram quando é importante ligar. Situações em que mandar mensagem de texto não é suficiente, e pode acabar magoando ou atrapalhando a vida de alguém.

 

Não deixe quem você ama esperando. Ligue quando prometer que vai ligar

 

Antigamente existia uma regra de conduta social que fazia com que as pessoas não tratassem certos assuntos por telefone, algumas coisas só eram ditas pessoalmente. Antes era o excesso e hoje temos a falta. O povo exagerou, escangalhou, para certo assuntos nem o telefone se usa mais! Não entendo por que postar no facebook uma indireta do tipo “tem gente que some quando começa a namorar” parece mais interessante do que ligar pra dizer que está com saudade.

quando estiver com saudade

Já havia conversado sobre isto com algumas pessoas, de certa forma me magoa a falta de gentileza de algumas amigas, a atitude nada amável de me enviar uma mensagem de texto para dar uma notícia que deveria ser dada através de uma ligação.

Algumas cometem estes erros, mas adianto que, de modo geral minhas amigas têm mais qualidades do que eu, por isto continuo sendo amiga delas. Elas são, na maioria das vezes, o bom exemplo que preciso!

No que se refere a este assunto de mensagem de texto, meu grave defeito é não responder. Tô tentando corrigir minha conduta não apenas com este, mas também com outros erros que cometo e nem percebo, e que devem estar neste post! =D

Quando visualizar uma mensagemde texto e não puder responderliga depois!

Eu sou analista de tecnologia e sei que, devido a natureza inconstante e indiscreta das redes de dados, as mensagens de texto existem para assuntos corriqueiros, informações com pouca relevância, porque elas dependem de Tecnologias que falham. Os bancos mandam seu saldo por SMS, mas não mandam sua senha por SMS se você não tiver consentido previamente, pelo menos não deveriam, porque é falha de segurança.

A natureza não confiável das redes de dados, da Internet, faz com que as tecnologias que nos permitem enviar mensagens tenham um aspecto importantíssimo nestes casos: NÃO SÃO CONFIÁVEIS,  NÃO GARANTEM ENTREGA, NÃO GARANTEM RECEBIMENTO, NÃO GARANTEM TEMPORALIDADE, NÃO SÃO HUMANAS! Por diversos fatores as mensagens enviadas poderão ser recebidas ou lidas sabe-se Deus quando, ou simplesmente podem não ser recebidas!

Há quem diga que são novos tempos, ligar pra dar uma notícia é coisa ultrapassada, manda um “zapzap”. Mas, eu afirmo que educação e gentileza nunca saem de moda!

O que acontece é que nós passamos a manter relacionamentos no mundo virtual, sem ter tido, antes, acesso a educação virtual necessária para este novo modo de se relacionar. Muitas vezes, somos pessoas extremamente educadas que foram jogadas sem preparação neste novo modo de viver. Muitos costumes foram deixados de lado, e ficou tudo uma bagunça. E a grande desculpa é a correria do dia-a-dia. Esperamos que aos poucos as coisas se ajeitem, mas as regrinhas de boa convivência virtual fazem falta.

Quanta gente se vê, por aí, numa mesa de restaurante, dando total atenção ao celular, digitando o tempo todo, sendo totalmente indelicadas com sua companhia real. No meio de uma reunião, de uma conversa, atendem o celular, sem pedir licença, esquecem que o outro existe. Pessoas andando no shopping como se fossem zumbis, andando devagar, olhando fixamente pro celular, se batendo em todos que passam e atrapalhando a circulação dos corredores. E o que falta em educação na utilização dos dispositivos computacionais, sobra nos excessos de uso dos mesmos.

Não mande uma mensagem com uma notícia que deveria ser dada noticia que deveria ser dada com através de uma ligação

 

Fico pensando se é um gesto amável confirmar presença em um evento pensado junto com a pessoa, em que se fez uma reserva, se pagou pela reserva, e simplesmente na hora a pessoa não aparece! Já sabendo com antecedência que não iria, manda um SMS na hora de início do evento dizendo que não vai dar pra ir, aconteceu um imprevisto…

Importante ligara para cancelar confirmação de presença.

 

Além  de desaparecer, não atendia o telefone. Normal? Sei não…

mensagem de aniversario

Já ouvi muitas vezes, e concordo com algumas delas, a seguinte opinião sobre mim: Tranquilo, Mila não liga pra nada! Bem, se eu puder opinar sobre mim, eu acho que neste caso específico, se você não liga, eu ligo sim! rs..rs..

 

Quando quiser fazer uma visita liga antes de bater na porta. Liga também se desistir de visitar.

Aí só Casseta & Planeta pra consolar meu coração! rs..rs..

Liga pra mim
Meu coração
Vai te pegar

Se tu não vem
Eu vou chorar
Liga pra mim…

Ainda tô aprendendo a perdoar setenta vezes sete vezes, como Jesus ensina, mas estes casos em que uma simples ligação evitaria um desconforto ainda me incomodam!

Não se pode medir uma amizade por um dia, por um erro. Uma amizade longa e duradoura é sempre construída de erros e acertos. Mas como passado é lição pra refletir, não pra repetir, que possamos cometer novos erros, estes velhos eu já não quero reviver. Precisamos de cuidado para que os pequenos erros, repetidos muitas vezes, não se acumulem até apodrecer tudo. Perdoar, significa que a gente valoriza mais a relação.   =D

nao espere que a pessoa advinhe que voce está magoado

Deixe um comentário

