Amigo ou inimigo?

Postado por Mila Orrico

Olá Pessoas Agradáveis!

O querido Carlos Drummond de Andrade nos fala com muita propriedade: fácil é ser colega… difícil é ser amigo.

Facil é ser colega... dificil e ser amigo

Porém muita gente por aí se acha amigo, mas tem a conduta de inimigo. Sente prazer em vociferar verdades cruéis, com a intenção de machucar àquele que diverge de sua opinião, ou com a intenção de afrontar e intimidar àquele que por algum motivo o desagradou.

Ser amigo é dizer a verdade quando for preciso, sem ser agressivo, sem confundir sinceridade com crueldade, ou grosseria. Muitos de nós a pretexto de estar dizendo a verdade, despejam no outro excrementos de desequilíbrio emocional, com palavras carregadas de cobranças afetivas e ofensas que só afugentam. Quando ao invés disto, deveríamos ser indulgentes na fala sincera, que deve apenas comunicar como nos sentimos em relação à conduta equivocada e nociva do amigo.

Sem falsa modéstia, sempre considerei a sinceridade uma qualidade de valor em mim. Mas, por muito tempo fiz isto de forma equivocada. Deus me permitiu ter amigos que me ensinam a burilar esta minha qualidade, me ensinam não com palavras, mas com o exemplo, que a palavra gentil e o gesto de condescendência auxiliam e comunicam muito melhor do que o discurso ríspido que machuca mais do que orienta.

Duas palavras que definem o porquê de minha grande admiração por meus amigos? Indulgência e Condescendência; Um grande defeito meu? Ainda estou aprendendo a ser assim. É por isto só gosto de ser amiga de quem admiro.

Indulgência

s.f. Facilidade para perdoar os erros cometidos pelos outros: mostrar indulgência.
Ato de absolver um castigo, uma pena, uma ofensa etc; clemência, tolerância ou perdão.
P. ext. Capacidade para ser tolerante às ações ou particularidades dos outros.
Característica de quem ou daquele que é indulgente.
(Etm. do latim: indulgentia.ae)

Condescendência:

s.f. Ação ou efeito de condescender.
Qualidade de quem é condescendente; que possui tolerância, complacência e transigência.
Atitude de quem concorda com alguma coisa ainda que sinta uma necessidade de recusá-la.
(Etm. condescender + ência)

Meus amigos são pessoas lindas, digo isto a eles o tempo todo, e quando eu crescer quero ser como eles! Obrigada a todos vocês por tanta indulgência, tanta condescendência para comigo. Pela graça de Deus, vocês são amigos que quando eu mais preciso agem como irmãos.

Ama o amigo em todos os momentos... Provérbios 17:17

Deixe um comentário

