Como montar a agenda e organizar o casamento?

Postado por Mila Orrico

Olá Pessoas Agradáveis!

Antes de nós pensarmos em casar não tinhamos a menor idéia da grandeza de detalhes, e do quão bem planejado deveria ser esse evento, para que nossa vida não se tornasse um suplício.

Inicialmente imaginamos que fazer uma lista com tudo que precisávamos seria suficiente, e depois era só pesquisar o melhor preço! Pronto? Que nada!

A gente não tinha nem idéia da quantidade de profissionais que podem estar envolvidos nesta festa, e de quanta paciência precisariamos ter com eles.

Check list do casamento… é muita coisa!

Mas, a internet é um veículo de comunicação e aquisição de conhecimento maravilhoso. Em poucos dias saímos do estado “sem noção” para o estado “aflitos” =D

Encontramos sites e blogs que traziam as informações mais essenciais de forma clara, fácil e gratuita! Diferentemente do que fazem os profissionaos do ramo de eventos, que dificultam o quanto eles podem, cobram um absurdo ou exigem uma visita apenas para fazer um orçamento ou lhe fornecer alguma informação, e se perceberem que você não é antenado nos preços do mercado, ou no que há de melhor no momento, cobram o preço que querem e lhe empurram o serviço ou produto que for mais cômodo para eles.

Neste processo de ambientação com o mundo dos casamento  (sim é um mundo à parte), alguns sites foram fundamentais para que aprendessemos como escolher o que queríamos de acordo com nossa realidade, com beleza e conforto, mas sem desperdícios.

Planejamento, execute a tarefa na data certa

Encontramos no g1.globo.com um guia de planejamento ótimo pra quem está “sem noção”, vou mostrar as imagens porque a matéria completa foi retirada do site:

Com quantos números se faz uma festa

O site da revista Festa Viva nos deu noção sobre com quantos números se faz uma festa. Nosso casamento foi planejado para 60 pessoas.

Flores

Antes de escolher as flores temos que pesquisar quais estarão disponíveis na época do casamento. Em nosso casamento as flores de Íres de meu bouquet foram importadas, porque aqui no Brasil não nascem em dezembro. Eu fiz questão e elas chegaram, em cima da hora, mas foi um risco grande! No mais, a preocupação era quanto ao calor, as flores que murcham com facilidade, por causa da sensibilidade ao calor, não puderam ser escolhidas.

Estilo e decoração do casamento

No YES WEDDING, da Fernanda Suplicy, nós encontramos as imagens mais encantadoras de casamentos brasileiros, a galeria de casamentos é um verdadeiro ambiente de inspiração!

Antes de falar com um profissional de decoração é importante já termos definido em nossa cabeça exatamente o que queremos, e o que não queremos. Conseguimos essa convicção vendo muuuitas imagens de casamentos. Assim o nosso referencial será alto, uma imagem vale mais que mil palavras, então mostre as imagens! Eles têm dificuldade para aceitar o fato de que eles são os profissionais, mas apenas isso, o casamento não é deles!

A importância de ter um referencial

É muito importante ver muitas imagens e muitos vídeos de casamentos, os melhores e os piores. Neste ponto o guia para noivas nos ajudou muito, principalmente a definirmos o que nós não queríamos, guardamos tudo que não gostamos com a intenção de que não acontecesse conosco. Este é um site que não exige qualidade, ele preza pela quantidade de imagens.

Como não há nenhum tipo de discriminação você é que tem que separar o jóio do trigo. Isso é trabalhoso, mas é muito bom, porque percebemos os erros cometidos pelos profissionais, que não vemos em fotos de revistas, e que não acontecem por culpa dos noivos!

Além de ter um catálogo de fotos de casamentos, também tem um catálogo de fornecedores para eventos em Salvador, novamente pela grande quantidade, nem todos oferecem qualidade. Foi nele que encontramos a maioria dos profissionais que contratamos.

Depois do casamento também enviamos nossas fotos para aumentar a galeria. =D

Vídeo e Fotografia

O site revista da noiva contém informações importante sobre filmagem e fotografia. Do artigo luz, câmera e ação guardamos com afinco a seguinte  instrução:

Se você se sentir incomodado com o som ou se o vídeo lhe é entediante, a culpa não é do casamento e sim do videomaker que não soube produzir um filme de alta qualidade capaz de entreter a quem está assistindo.

E também gostamos muito do artigo fotografia emoções em um click, é bastante instrutivo. E concordamos em gênero, número e grau com esta assertiva:

Todos os fotógrafos são unânimes ao afirmar que os segredos para sair bem na foto são descontração e naturalidade.

A revista Festa Viva também ajuda!

Tudo sobre casamentos

O melhor site de casamento que encontramos sem sobra de dúvidas foi o TheKnot.com. Ele tem simplesmente T-U-D-O. É um referencil maravilhoso, tem um catálogo de fotos de casamentos enorme, e nele eu não encontrei sequer uma fotografia ruim. Só não dá pra contratar os profissionais que eles indicam, porque eles trabalham nos EUA $$$. =D

Neste site o que mais nos encantou foram os itens personalizados. Nós mesmos fizemos o mentos personalizado com base no que eles vendem, utilizando a imagem azul do convite de nosso casamento.

itens personalizados para casamento

Nossa experiência

Não foi fácil planejarmos sozinhos, apenas eu e Angelo. Mas, no fim deu tudo certo!

Ficamos satisfeitos por termos compartilhado todos os detalhes. Angelo foi um noivo incrível, ele escolheu tudo comigo, desde as flores, o sapato, até o vestido… , e fizemos tudo juntos, os convites, o nosso site de casamento, as lembrancinhas, até na cerimônia entramos juntos! Foi tudo gratificante, passamos por uma boa prova de convivência, em nenhum momento ficamos zangados, aborrecidos ou insatisfesitos um com o outro!

A época da organização foi atribulada, mas também foi cheia de momentos felizes. Todo cansaço vale cada segundo do grande dia, ainda bem que é para a vida toda!

Anúncios

3 comentários sobre “Como montar a agenda e organizar o casamento?

    • Oie Gabriella,

      O link direto pra notícia não funciona mais. Só tinha um arquivo em formato flash, por isso eu postei aqui todas as imagens.

      Um abraço!

      Mila

  1. Oi Mila,
    Você postou tudo que se precisa saber! Do início da ideia aos detalhes!
    Me será muito útil!
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s