Já ouviu falar em intriga da oposição?

Postador por Mila Orrico

Olá Pessoas Agradáveis!

Não é da música interpretada pelo ex-presidiário de codinome Belo que eu vou falar! Você não conhece? Sorte sua!..rs..rs.

Normalmente não assisto novelas, mas algumas conseguem me pegar pelo pé! Semana passada cheguei do trabalho e liguei correndo a TV, desta vez é a novela Escrito nas Estrelas. E cheguei a tempo de ver um capítulo riquíssimo sobre este tema!

E foi neste dia que comecei a refletir sobre este tipo de perversidade chamada intriga. Quero falar sobre essa maquinação que algumas pessoas fazem para obter qualquer vantagem ou prejudicar alguém. Isso vai desde a simples fofoca até as mais altas conspirações!

O objetivo? A discordância entre duas ou mais pessoas, ou simplesmente para gerar inimizade e hostilidade entre pessoas que se respeitam, ou para adquirir algo e acabar com a vida do outro mesmo.

Por quê?  INVEJA! É sim,  no fundo é sempre inveja! Exemplo:

Se a pessoa quer ser amiga da outra de qualquer jeito e se sente rejeitada, então ela tenta arruinar a imagem dessa pessoa com todas que a adimiram. O intriguista pensa assim: se eu não posso ter, então ninguém terá!

Neste mundo há todo tipo de alma encarnada: existem os que se entregam de corpo e alma em tudo o que se propõem a fazer, e assim alcançam o sucesso; e os que nada fazem e querem ser bem sucedidos às custas da boa-vontade de alguém que está sendo explorado, ou passando a perna em alguém mesmo.

Estes aprendizes de gente, sim, porque isso não é coisa de gente, costumam desejar resultados através da bajulação, boato, traição e intrigas, ou seja, o negócio é dar uma rasteira no outro pra se favorecer e assistir à queda comendo pipoca. São pessoas dissimuladas e manipuladoras, e fazem de tudo para se favorecerem sempre.

O que fazer com essas criaturas?

Normalmente elas se aproximam sem maiores pretensões, e em um estalar de dedos estão difamando alguém que a gente gosta, e de forma indireta ou direta tentando nos convencer que nós devemos nos afastar de, ou entrar em contenda com, esse alguém. Normalmente ou ficamos encabulados, se não acreditamos na mentira e também não gostamos de mexericos, ou decepcionados e irritados se prontamente acreditarmos.

Importante demais saber filtrar o que a gente escuta, cautela para não prejudicar o próximo e também não prejudicar a si mesmo. Tudo se trata do que aprendemos com nossas experiências, elas são um tipo de treinamento pelo qual passamos para sabermos como nos comportar. Ouvir é uma grande virtude, mas somente se o interlocutor tem algo bom para falar, ou se está desabafando, se não tem objetivos vis.

Como meu marido sempre diz: meu ouvido não é pinico.

Nesses casos, a primeira coisa que você pode fazer é fazer alguma coisa. Mude de assunto! Não permita que alguém faça de você um hospedeiro da intriga. Se tá na dúvida, saiba que não anotar os defeitos dos outros é caridade moral. Então, se você não ouvir alguém falando mal de um amigo seu, estará primeiro sendo leal ao seu amigo, segundo evitando o disse-me-disse, e terceiro tendo atitude de gente moralizada. E outra, é claro, antes de qualquer coisa, sempre escute a versão da outra pessoa.

Certa vez lí e guardei este ensinamento:

“Quem espalha uma intriga faz jus à ira, mas quem ouve (ou lê) a intriga e prontamente absorve sem questionar o outro lado, faz jus à piedade… afinal, o fofoqueiro passivo é covarde, fraco, e sua personalidade nem é sua… é de quem a queira modelar”

Abandonando o navio

E se a pessoa insiste? A única alternativa é se afastar, porquê esses seres são nocivos em qualquer âmbito da vida.  A gente tem que ser inteligente e ter essa percepção. Pessoas que tem essa doença moral chamada inveja, tem capacidade de atordoar qualquer relacionamento ou desestabilizar uma vida. Se uma pessoa te incomoda seja paciente, ore por ela, e depois esqueça que ela existe por um tempo!

Elevemos o pensamento ao Mestre Jesus, orar e vigiar! Dar guarida à maledicência não vale o transtorno. E quando começar a ouvir aquela fofoquinha, lembra de mudar o rumo da conversa! Bom mesmo é usar a voz só para falar de coisas boas e positivas. Essa é sem dúvida a melhor defesa.

Anúncios

Um comentário sobre “Já ouviu falar em intriga da oposição?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s