Um bálsamo chamado amizade!

Postado por Mila Orrico

Olá Pessoas Agradáveis!

Vou falar de amizade, então já estou pensando: este post vai ser ENORME, porque é um assunto inesgotável! =D

Uma matéria da revista Vida Simples conta que uma vez o norteamericano Ray Bradbury disse assim: a amizade é uma casa com uma luzinha na varanda. Ele fez uma linda tradução desse sentimento que na verdade é uma relação. Sempre ouvimos que uma imagem vale mais que mil palavras, e nessa descrição visual ele transmitiu a sensação de aconchego, acolhimento, carinho e alegria que podemos ter quando estamos com um amigo.

Particularmente o que eu mais gosto na amizade é exatamente o que a jornalista Liane Alves escreveu no artigo dessa revista:

“A amizade … nos faz provar um pouquinho do gosto do amor incondicional, aquele que não perde tempo em cobranças ou exigências.”

E eu também concordo plenamente com ela quando diz que:

“Há diferentes graus de intimidade e compromisso na amizade. .. Uma grande sabedoria é distinguir quem é quem: não trocar confidências com quem se tem uma relação rasa, não exigir que os amigos de infância fiquem para sempre, não esperar que conhecidos e camaradas sejam capazes de arriscar o pescoço por nós. Cada um é um, e o maravilhoso da amizade é exatamente essa sua relatividade elástica.”

Laços de afeto, uma família de amor

Há laços que são mais duradouros que outros. Existem amigos que a gente fica um tempão sem ver e quando reencontra parece até que o tempo não passou, outros ficam só na lembrança. Os amigos são a nossa família espiritual.

Um eterno momento de amizade

Quando eu fiz 18 anos alguns amigos fizeram uma homenagem pra mim, cada um me entregou uma rosa e leram o poema da árvore da amizade.  O poema foi escrito à mão em um grande cartaz em formato de pergaminho.

As pétalas das rosas que eu ganhei estão guardadas até hoje, mas o cartaz com o poema eu não tenho mais. Só que a mensagem foi tão linda que se tornou inesquecível!

Existem pessoas na nossa vida que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado nosso caminho.
Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
A todas elas chamamos de amigos.
Há muitos tipos de amigos.
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida.
Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floreça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas a qual respeitamos e queremos bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar nosso caminho. Muitos desses amigos do peito, do coração, são sinceros, são verdadeiros, sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz…
Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado amigo namorado. Esse dá brilho ao nossos olhos, músicas ao nossos ouvidos, pulos ao nossos pés.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias um dia umas horas. Esses costumam colocar muitos sorrisos na sua face, durante o tempo que estamos por perto.
Falando em perto não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações, o que nos deixam mais felizes, e que as que cairam continuam por perto alimentando a nossa raiz com alegria.

Desejo a você, folha da minha árvore, paz, amor, saúde, sucesso e prosperidade… hoje e sempre.

Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.

Este foi um dos momentos de amizade mais marcantes pra mim, onde meus amigos foram fundamentais para imortalizar a alegria que eu senti. E um outro momento em que amigos foram extremamente importantes  foi no meu casamento. Neste caso os meus amigos e os amigos de meu marido!

Fusão de amigos

Quando a gente tem uma relação amorosa acontece um tipo de fusão de amigos. Isso é maravilhoso quando os amigos de ambos são boas pessoas. E neste caso eu e Angelo não podemos ser modestos, não temos amigos mau-caráter, nem encrenqueiros ou que gostem de intrigas, a gente evita gente assim.

Não é uma aversão a defeitos,  porque estes nós temos muitos e nossos amigos também! O que procuramos é ter apenas boas companhias, como ensina Jesus. Diga-me com quem andas e te direis quem és! E  por isso, conosco, a fusão de amigos foi maravilhosa. Os que antes era “meus amigos” se tornou “nossos amigos’.

E foi por esses amigos que tivemos predileção como convidados em nosso casamento, isso também inclui a nossa família consangüínea, é claro, mas nem todos.

 

Com o tempo perdemos algumas de nossas folhas

Quando ficamos adultos percebemos que alguns amigos do tempo em que éramos pequerruchos já não combinam mais conosco. As pessoas se tornam muito diferentes, e as vezes aquele que era o amigo de infância quer continuar se relacionando com aquele seu “Eu” que já não existe mais, que ficou lá no passado. E ninguém “terminou” a amizade, mas ela acabou naturalmente, e a gente não precisa se sentir culpado ou constrangido, só que não dá pra fingir sentir o que não existe mais!

Em meu caso uma parente que não convidei pro casamento armou barraco e se fez de ofendida, é um exemplo de uma amizade que já venceu o prazo de validade! É entristecedor, mas foi justamente por discordar de sua má conduta costumeira que a amizade de infância acabou faz um tempão. Eu tive que arcar com as consequências do barraco dela, mas o bônus por não ter sido hipócrita foi enorme em comparação com o ônus! =D.

A de Amor, A de Amigo, e A de Angelo

Eu já falei de amigos e de ex-amigos, mas voltando à reportagem da revista, lá tem a descrição de um tipo especial de amigo:

“…difícil de encontrar mesmo é o amigo companheiro. A palavra “companheiro” significa exatamente “aquele que divide o pão”. Esse amigo dá um braço por você,enfrenta o que der e vier por sua causa. E está sempre prestando atenção no que você pode precisar.”

No meu caso esse amigo companheiro é o meu marido! Em minha vida ele é isso tudo e mais um pouquinho… por isso que eu o chamo de Anjo, e além de muito amor, muita paixão, tenho também tanta devoção por ele, que pra quem não sabe é muito diferente de adoração, viu! Eu te amo marido!

Coleção de amigos

No dia do casamento montamos uma estante com fotos de quase todos os amigos, inclusive os desencarnados, como Allan Kardec, Irmã Elisabete e o mestre Jesus.

Uma das fotos do casamento que mais gostamos foi a que mostra todos eles reunidos! Só em nosso casamento conseguimos juntar pessoas queridas assim! Por isso era tão importante que fossem apenas os amigos, queríamos tanto ficar um pouquinho com todos! Em mim a sensação de alegria foi extasiante, êxtase mesmo, no sentido literal: estado de alma em que os sentidos se desprendem das coisas materiais, absorvendo-se no enlevo e contemplação interior.

Uma alegria imensa a amizade de vocês!

Esta foi a hora da exibição do vídeo da entrevista. Nas estórias os amigos são os seres que ajudam o personagem principal a cumprir seu destino. Neste caso, eles estavam lá, vendo o nosso destino se cumprir!

Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós!

2 comentários sobre “Um bálsamo chamado amizade!

  1. Pessoa agradável!!!!!
    Este foi o mais lindo texto sobre amizade que eu já li. Descreve muito bem tudo que ela significa.

    Vou passá-lo para outras pessoas, viu? Acho que todos devem lê-lo e com isso refletir sobre o quão importante os amigos são para nossas vidas. Todos sabem disso, mas dificilmente alguém para* para fazer uma reflexão sobre.

    *(foram inventar de tirar o acento do ‘pára’, isso que dá)

    Essa frase descreve tudo sobre amizade: “Amigos são uma família que Deus nos permitiu escolher!”. Vou adotá-la.
    Beijão, Mila! Pode ter certeza absoluta que você e Angelo fazem parte dessa minha família.

  2. Amiga!

    O que escreveu sobre a amizade, realmente é indiscutível…
    Recordo – me muito bem daquele dia em que completou 18 anos. Foi lindo!
    Combinamos toda aquela surpresa por que você é merecedora. Uma AMIGA especial, um alguém inesquecível.
    Naquele dia nossos amigos havíam decidido que eu iria estar com a missão de ler aquela mensagem para você.
    Nunca gostei de falar em público, você sabe bem disso. Morro de vergonha, mas estou tentando mudar isso…
    Enfim, quando comecei a ler a sala estava vazia e você pediu para que todo mundo entrasse para que ouvissem e comtemplasse aquele momento, em que seus amigos declaravam à todos a grande alegria que era ter você como nossa amiga. Fique nervosa por um momento, mas depois conduzi a mensagem até o fim. Segurando as lágrimas para que não começasse a chorar…^^
    Vi em teus olhos que estava radiante.
    Não estava esperando essa surpresa…
    E no dia do seu casamento, fiquei emocionada.
    Quando Angelo e você começaram a se olhar e declarar o amor de vocês à todos que estavam presentes…Nossa! Segurei as lágrimas.
    Amiga te amo!
    BEEEEEEEIJOOOOSSSS!

Deixe um comentário

